Esporão de Calcâneo ou Fasceíte (Fascíte) Plantar

A fascíte ou fasceíte é a inflamação de uma estrutura da sola do pé chamada fáscia plantar, essa estrutura que tem o aspecto de tecido duro e inflama por falta de alongamento, isso gera uma dor no calcanhar ou na sola do pé como um todo.. Todos os seres humanos tendem a evoluir com um desbalanço da musculatura onde os músculos da panturrilha e de toda cadeia posterior, esse encurtamento mantém a fáscia plantar sobre tensão o permite sua inflamação.

No consultório vemos que é muito frequente a queixa de dor no calcanhar, ou na cava do pé, ao pisar de manhã. Isso se explica porque passamos a noite dormindo com o tornozelo em flexão plantar, o que encurta a musculatura que quando esticada abruptamente ao tocar o pé no chão gera uma micro-ruptura da fáscia logo de manhã. Os paciente andam na ponta do pé, até o alívio da dor a partir de poucas passadas.

Com o tempo a fasceíte plantar ou esporão tende a cronificar, isso porque o processo de pisar no chão sem se alongar ocorre diariamente, e gota a gota essa inflamação vai crescendo. Quando o processo inflamatório está muito intenso, desaparece a correlação com o pisar de manhã, e passasse a sentir dor o tempo todo.

Outro fator que complica a situação da fasceíte plantar ou esporão é o fato de que esta frequentemente complica para uma situação chamada de dor neurogênica ou dor neuropática ou ainda síndrome do túnel do tarso. O pé é a estrutura mais inervada do corpo humano, sua representação cerebral é enorme, significa que o cérebro dá uma atenção especial para às dores que veem do pé. Esse fenômeno gera uma dor mais intensa, mais mal localizada, pacientes referem dificuldade para dormir, dor em queimação ou choque. Essa complicação da fasceíte crônica demanda um tratamento bastante especializado que se inicia com o tratamento da própria fasceíte.

A base do tratamento da fascéite plantar é alongar-se de manhã ao acordar, o Dr Rodrigo Astolfi usa exclusivamente o alongamento completo da cadeia posterior e nunca os incompletos, estes podem inclusive piorar a dor. O alongamento completo é aquele em que esticamos os joelhos mas flexionamos o quadril e a coluna até as mãos chegarem nos pés. Esse alongamento deve ser feito antes de pisar no chão pela manhã.

Também é fundamental no tratamento da fasceíte o uso de calçados com salto e ainda mais, calçados com solado pouco flexível e presos no calcanhar. Fazemos os alongamentos pela manhã, um minuto para cada perna apenas uma vez antes de pisar no chão e utilizamos calçados com salto continuamente por 2 meses.

Para pacientes que não melhoram com este protocolo fazemos um procedimento onde através de um furo na pele a fáscia sofre microperfurações e uma medicação é introduzida nela para a remodelação das fibras de colágeno. O procedimento é feito com anestesia local e sedação leve e o paciente pode andar e realizar atividades físicas imediamente.

Entendeu? Estamos à disposição para mais informações