Fascite plantar

Recentemente nós percebemos que o tratamento do esporão de calcâneo ou da fascite plantar, que é a mesma coisa, ainda suscita muita dúvida, inclusive entre ortopedistas. Em vários congressos, em vários encontros que nós tivemos a gente percebeu isso, muita polêmica entre os especialistas.

Então nosso grupo, o grupo de cirurgia de pé de Fortaleza que coordena a cirurgia de pé do HGF, nós criamos um jeito simplificado de estudar e de tratar a fascite plantar. Nós chamamos esse jeito de 3 passos para o tratamento da fascite. A gente criou essa ideia de que você primeiro deve alongar a musculatura antes de pisar no chão e esse é o primeiro passo.

O segundo passo é utilizar calçados com salto ou que tenham solado firme e o terceiro passo é fazer uma infiltração, uma injeção no calcanhar que a gente faz sob sedação. É indolor para o paciente e tem altíssimo resultado favorável.

A literatura médica foi inteira revirada para a gente chegar nesse tratamento e eu acredito que é um jeito bem simples de entender que a fascite plantar tem tratamento. Tem paciente que fala “eu tenho esporão de calcâneo”. Isso tá errado, tem tratamento e fica 100% bom. Então se você tem o esporão, na verdade você está com ele, só não está sendo bem tratado. Tem coisas para se fazer, a medicina evoluiu, hoje a gente trata até câncer e não tem porque não conseguir tratar o esporão.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *