Canelite ou Fratura por Estresse da Tíbia
A canelite é uma dor na canela, bastante fácil de perceber sua localização, fica exatamente palpando o osso da canela a tíbia em em sua região mais palpável a crista. O ponto mais doloroso em geral fica 10 cm acima do tornozelo. A canelite é muito comum em atletas iniciantes ou atletas de alta performance quando estes aumentam o ritmo de treino, principalmente nas pessoas que praticam corridas e saltos.
Há várias teorias sobre canelite mas o que parece acontecer é uma periostite, uma inflação da capa que cobre o osso o periósteo. Essa inflamação ocorre por absorção da onda de choque do calcanhar contra o solo na corrida pelo osso da tíbia ao em vez desta onda de choque ser absorvida pelos músculos.
A estrutura do osso da tíbia sobre micro-rachaduras que promovem uma inflamação. Essa dor na região anterior da perna então começa menos intensa, somente no dia seguinte ao treino de corrida, mas vai se intensificando até ficar constante.
O tratamento da canelite implica em fortalecer principalmente os músculos quadríceps e tibiais anteriores. Estes músculos no ciclo da corrida tem a função de fazer uma contração excêntrica para a absorção da onda de choque. Parar a corrida pode ser necessário, e substituí-la por musculação. Após uma semana de suspensão, a corrida pode ser retomada 30% do volume que era feito a cada semana.
Uso de tênis com bom sistema de amortecimento pode ajudar, vale a pena também suplementar vitamina D, em torno de 4.000 unidades por dia a depender da sua alimentação e do seu atual nível sérico de vitamina D.
Em resumo, se vai correr não deixe de malhar!