Uma das cirurgias que mais evoluiu nos últimos anos na cirurgia do pé, foi a cirurgia do joanete. Essa é uma cirurgia que sempre foi muito pesada, os pacientes ainda tem um conceito de que se você fica muitos meses sem pisar ou algo do tipo, que seja uma recuperação muito lenta, mas o advento da cirurgia minimamente invasiva veio principalmente para o joanete, foi a primeira cirurgia que foi feita de maneira percutânea, o que permitiu um avanço muito grande.
Uma vez que a minimamente invasiva permite que você saia andando imediatamente para casa e em 45 dias mais ou menos, o osso já tá colado na posição correta e a gente já liberou para usar calçados comuns.
Então, é uma cirurgia de recuperação rápida. Pacientes que trabalham mais sentados conseguem voltar em até 10 dias, isso permite com que a gente hoje não faça as pessoas andarem com calçados que não gostam. Lógico, ninguém vai liberar para usar scarpin o tempo inteiro, mas antigamente a gente tinha que forçar os pacientes a usar os calçados meio esquisitos.
Pessoas que trabalhavam em ambientes executivos precisavam de calçados mais alinhados e graças a Deus que a cirurgia percutânea, os resultados têm sido muito bons, os pacientes com recuperação rápida, o índice de satisfação aumentou muito, então não faz mais sentido a gente conviver com essa dor. Outro dia, uma paciente de 75 anos veio no consultório com um joanete que causava muita dor e ela disse que estava muito velha para operar. E aí eu disse que se fosse viver mais 6 meses não valia a pena, mas se for para viver mais 15 anos vale muito a pena, porque serão os próximos 15 anos de dor para andar. Ela decidiu fazer a cirurgia afinal não temos como saber quanto tempo iremos durar nesse mundo. Então tem tratamento, é simples e vale a pena procurar.
Add a Comment