Nós temos feito bastante uma cirurgia que nós chamamos de MIFFA. É uma sigla em inglês que quer dizer Correção percutânea do pé plano. O que acontece é que a partir dos 50 anos, após a menopausa, principalmente as mulheres, começam a perder a cava do pé. O pé de deforma, vai ficando mais plano.
Isso altera a biomecânica toda do corpo humano, o joelho, a coluna, o quadril. Todos começam a responder de uma maneira diferente e isso não era um problema até 30 anos atrás porque as pessoas com a idade de 50 anos já eram “velhas”, morriam com 70 anos e a demanda deles nessa faixa de idade era muito baixa, então não tinha problema você ficar sem cava no pé.
Mas a nossa geração agora com 50, 60 anos, boa parte ainda está no mercado de trabalho, às vezes tem filho pra sustentar na faculdade e vão viver até 90 anos. Por exemplo: meu sogro tem 80 anos e trabalha, é empresário, viaja. Então nós não podemos aceitar que o pé se deformou aos 50 anos e achar que nada consegue fazer o pé voltar ao lugar.
Nós precisamos entregar uma marcha rápida e indolor até os 80,90 anos de idade e essa cirurgia percutânea nessa faixa etária de 50 anos caiu como uma luva porque ela permite uma recuperação rápida, um retorno rápido ao mercado de trabalho e até pacientes debilitados, a gente permite que saia andando do hospital. Não há atrofia muscular tão pesada como nas técnicas tradicionais, eu acredito que para os próximos anos nós vamos fazer cada vez mais para que a geração atual consiga chegar até os 90 anos andando e sem dor.
Add a Comment