Pé chato ou Pé plano em Crianças
O pé chato (pé plano ou pé sem cava) é comum a todas as crianças até 6 anos de idade, faz parte do desenvolvimento normal das crianças. Ocorre porque o pé até esta idade é basicamente composto por cartilagem em sua maioria com pouca matriz óssea. A cartilagem é flexível o que faz que conforme a criança fique em pé, o pé não suporte o peso e colapse.
Desta maneira, todas as crianças terão pé chato (pé sem cava ou pé plano) até os 6 anos. A partir desta idade o formato do pé da criança já indica qual será o tipo de pisada dela enquanto adulta. Cerca de 40% das pessoas terão algum grau de pronação do pé (pé plano), essa tendência a não ter cava no pé é genética e se relaciona com a característica do colágeno dos ligamentos que unem os ossos do pé.
Nada pode ser feito em qualquer idade da vida para que o indivíduo não evolua para uma pisada sem cava. Utilizar botas, palmilhas, andar na areia ou exercícios, falharam em reduzir a incidência de pé plano.
Desta forma, até os 6 anos de idade a conduta com relação a falta de cava no pé é aguardar. A partir desta idade, observamos o comportamento da criança. Crianças que tem o pés planos podem ter dificuldade para correr e frequentemente desempenham mal esportes como o futebol, ficam mais sedentárias e obesas. Também, é comum os pais notarem que a criança ou o adolescente tem um marcha alterada, muitas vezes com um balanço corporal, aumento da lordose e rotação das pernas. As crianças ainda podem reclamar de dores nas pernas as noites e ficarem cansadas em caminhadas mais facilmente do que outras crianças.
Essas queixas em crianças com pés sem cava ou pés planos são mais comuns entre 8 a 12 anos de idade, quando ficam mais pesadas e o colapso do pé no chão fica mais importante. Nesse quadro de crianças com a pisada pronada em um grau avançado e com essas queixas está indicada uma correção cirúrgica.
A cirurgia quando realizada na infância tem o potencial de evitar os malefícios que a pisada sem cava gera na idade adulta, é um procedimento definitivo.
A equipe do Dr Rodrigo Astolfi utiliza um técnica minimante invasiva para correção do pé plano na infância conhecida como Artrorise.
Na artrorise uma resina é colocada entre dois ossos do pé, esse material funciona como um anteparo para que os ossos não deslizem mais entre si além do limite considerado fisiológico. O Dr Rodrigo Astolfi e sua equipe realizam a artrorise em torno de 30 minutos com anestesia local e uma sedação leve, o paciente é liberado para ir para casa em 2 horas, pode pisar com o pé operado e não utiliza botas ou órtese. Temos visto pouca dor nos pacientes operados por essa técnica e o resultado em termos de alinhamento do pé é excelente!
Antes de depois da correção, a cicatriz na panturrilha é do alongamento da musculatura que também é sempre necessária para compensar o desequilíbrio causado pelo pé plano.