A cirurgia do pé e tornozelo é uma sub-especialidade da ortopedia, extremamente abrangente por tratar desde deformidades complexas decorrentes das sequelas da poliomielite ou do pé diabético até procedimentos para deformidades dos dedos. Com o advento das cirurgias minimamente invasivas, das próteses de tornozelo e dos tratamentos para lesões condrais a especialidade sofreu enorme transformação na última década; multiplicando enormemente a gama de procedimentos cirúrgicos e o volume de cirurgias.
Essa diversidade de novos procedimentos tornou desafiador a formação de novos profissionais, cirurgias com técnicas totalmente diferentes que demandam habilidades específicas a serem treinadas no residente em cirurgia do pe.
O Grupo de Cirurgia do Pé de Fortaleza é uma referência nacional em cirurgia minimamente invasiva especialmente nas técnicas para correção do eixo da pisada ainda pouco difundidas em outros centros de cirurgia do pé. O Dr Rodrigo Astolfi é coordenador do Laboratório de Medicina Mecânica Aplicada, uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Universidade Federal do Ceará. Os especializandos terão a possibilidade de realizarem seus projetos de pesquisa com bolsa de estudos.
A especialização em cirurgia do pé e tornozelo de Fortaleza está credenciada no Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) e o aluno terá vínculo institucional com a pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e com a pós-graduação da Escola de Saúde do Estado do Ceará com a possibilidade da realização do Mestrado em Ciências Médico-Cirúrgicas ainda durante a execução do R4.