Um dos assuntos que eu mais trato e escuto nas aulas que eu dou é chamada instabilidade do tornozelo. São aquelas pessoas que torcem o tornozelo com frequência. Geralmente são pessoas que tiveram na vida algum entorse feio, conseguem lembrar que há 5 anos deram uma torção no tornozelo que ficou inchado, foi ao médico e disse que não havia fratura.
Essas pessoas geralmente têm dificuldade de usar salto alto, quando faz uma atividade física mais intensa, como um Crossfit, sentem dor no tornozelo. Então, essas pessoas precisam de tratamento. Tem um estudo de uma universidade alemã que mostra que pessoas que tem aquela viradinha no tornozelo que não dói, você não percebe mas tem 4,8% desses que em 6 meses a cartilagem do tornozelo já tem uma hidratação pior e tem um desgaste no tornozelo.
Atletas que tem esse entorse no tornozelo, como o Neymar, tem um prejuízo no desempenho esportivo. Hoje em dia, nosso grupo de cirurgia do pé aqui em Fortaleza, tem tratado isso de maneira percutânea.
Se você tiver uma lesão exclusiva do ligamento, o tratamento é feito com anestesia local, dois furos na pele, um procedimento que leva apenas 8 minutos e você sai andando com uma órtese. Não vale a pena desgastar a sua cartilagem ou ter um pior desempenho esportivo se você tem função atlética, vale a pena procurar o tratamento.
Add a Comment